Carnaval de Veneza

Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza é único no mundo e sua tradição remonta ao século XI, embora não tenha sido declarada uma festividade pública até dois séculos depois.

O Carnaval de Veneza alcançou seu máximo apogeu no século XVIII, época em que iam à festa alguns aristocratas vindos de lugares muito diferentes, e o mais normal é que os príncipes e nobres escapassem da corte para curtir a festa.

Durante séculos, foi a via de escape dos cidadãos para evadir do grande controle do governo veneziano. Com a ocupação de Veneza pelo exército de Napoleão, o Carnaval foi proibido por medo de que gerasse conspirações. O Carnaval foi recuperado apenas em 1979.

Como acontece?

O Carnaval veneziano tem algumas semelhanças com o brasileiro, apesar de imperar o clima frio. Durante os 10 dias que dura, as pessoas se fantasiam e saem nas ruas para passear e tirar fotos, seja em desfiles organizados ou improvisados.

As fantasias são roupas de época do século XVIII veneziano, como se tivessem acabado de sair de um quadro de Canaletto.

Durante o Carnaval também se organizam muitos eventos e festas, algumas delas privadas às quais é difícil ter acesso sem conhecer ninguém. Os preços das festas também costumam ser altos, e uma noite pode chegar a custar até 500€.

Todo mundo se fantasia?

A grande maioria dos turistas não se fantasia ou se limita a usar uma máscara comprada em uma das milhares de lojas e barraquinhas que abundam em Veneza.

O objetivo da maioria dos visitantes é ver Veneza no Carnaval e fazer fotos com as melhores fantasias. Como exceção, também encontramos turistas que optaram por ir e alugar fantasias de qualidade.

O clima no Carnaval

Levando em conta que Veneza está muito perto dos Alpes e que o carnaval acontece no início do ano (entre o final de janeiro e meados de fevereiro, dependendo do ano), é recomendável ir bem abrigado.

É muito habitual que haja neve, por isso não deixe de levar roupa adequada na mala.

Carnaval de Veneza 2017

As datas de celebração do Carnaval de Veneza em 2017 serão de 18 até 28 de fevereiro.

Como todos os anos, se você quiser conhecer Veneza nessas datas tão especiais, é essencial que você reserve o voo e o hotel com máxima antecedência possível, já que as ofertas desaparecem rápido.

Fotos

Se você quiser ver as fotos que tiramos durante o carnaval e se surpreender com as melhores fantasias, você pode visitar nossa galeria de fotos do Carnaval de Veneza de 2009