Torcello

Torcello foi, em sua época, a maior população da República de Veneza com mais de 20.000 habitantes, embora agora só reste uma lenda.

Torcello foi a ilha mais povoada da república veneziana, com mais de 20.000 habitantes, quando a população de terra firme se viu obrigada a se refugiar na ilha devido às invasões dos lombardos e hunos. Conservou sua hegemonia durante 1.000 anos, mas um surto de malária dizimou a população e o poder se transferiu a Veneza

Visitando Torcello

A chegada a Torcello é como o início da segunda parte de “O Poderoso Chefão”, uma paisagem muito decadente e rural, amenizada por algumas barraquinhas de souvenir. Realmente é como voltar no tempo.

Uma para obrigatória em Torcello é o trono de Átila, que está na praça central do povoado. Conta a crença popular que essa cadeira de mármore foi o trono do rei dos hunos.

Santa Maria dell’Assunta

A Basílica de Santa Maria dell’Assunta é o edifício mais antigo da lagoa. Nele podemos contemplar maravilhosos mosaicos bizantinos dos séculos XII e XIII. A basílica, fundada em 639, ainda conserva um pórtico com arcos do século IX.

Se você quiser ter uma boa vista da lagoa e tirar algumas fotos, você pode subir ao campanário. Também se pode visitar o museu da basílica.

Ao lado da basílica está a Igreja de Santa Fosca, rodeada por um pórtico pentagonal.

Como ir a Torcello

  • Transporte público: linha LN de vaporetto de Fondamenta Nuove ou San Zaccaria. O tempo de trajeto é de cerca de 50 minutos (5 se você pegar em Burano). 

Imprescindível

Torcello está a 5 minutos de Burano, por isso você não pode ir a uma sem visitar a outra. É recomendável passar uma manhã navegando e vendo essas ilhas.

Transporte

De Vaporetto de Fondamenta Nuove ou San Zaccaria. Linha LN.

Lugares próximos

Burano (670 m)
Aeroporto Marco Polo (6.1 km)
Murano (6.1 km)
Castello (8 km)
Basílica de Santi Giovanni e Paolo (8.2 km)