Basílica de Santi Giovanni e Paolo

Basílica de Santi Giovanni e Paolo

A Basílica dei Santi Giovanni e Paolo é a maior igreja de Veneza e uma das mais surpreendentes. No seu interior estão as tumbas de 27 magistrados e alguns quadros de importantes artistas. 

A Basílica de Santi Giovanni e Paolo supera em tamanho a Santa Maria Gloriosa dei Frari. Sua tradução em português é Basílica de São João e São Paulo.

Foi construída pelos dominicanos e sua construção durou quase um século. Foi consagrada no dia 12 de novembro de 1430. O lugar onde está instalada foi escolhido pelo dux Jacopo Tiepolo depois de ter tido uma visão que lhe disse: “Este é o lugar escolhido para os meus predicadores”.

O interior

No vasto interior da Basílica de Santi Giovanni e Paolo estão as tumbas dos 27 doges que encontraram nela seu último descanso. Entre as tumbas poderíamos destacar as de Alvise Mocenigo e Pietro Mocenigo, com um tamanho e uma escultura surpreendente.

Entre as obras mais importantes da basílica estão os quadros de artistas como Giovanni Bellini, Paolo Veronese ou Giovanni Battista Piazzetta.

O exterior

Na mesma praça que a Basílica de São João e São Paulo estão outros dois pontos turísticos: a estátua de Bartolomeo Colleoni (de Verrocchio) e a Scuola Grande di San Marco, edifício com uma espetacular fachada renascentista que agora abriga um hospital. 

Horário

De segunda a sábado, das 9:00 às 18:00 horas.
Domingos, das 12:00 às 18:00 horas.

Preço

Adultos: 3,50€.
Estudantes: 1,50€.

Transporte

Vaporetto: Ospedale, linhas 41, 42, 51 e 52.
Pode ser melhor opção Rialto, linhas 1 e 82 e caminhar até lá.

Lugares próximos

Castello (486 m)
Grand Canal de Veneza (510 m)
Ponte Rialto (510 m)
Basílica de São Marcos (581 m)
San Marco (594 m)