Pádua

Pádua é uma pequena cidade situada a oeste de Veneza. Famosa por sua universidade, é uma boa alternativa para os viajantes que tenham uma manhã livre. 

Pádua é uma pequena cidade situada 38 quilômetros a oeste de Veneza. É banhada pelos rios Brenta e Bacchiglione, que marcaram seu desenvolvimento urbanístico. Seu nome em italiano é Padova.

Por sua proximidade a Veneza, Pádua é um bom destino para os viajantes que tenham uma manhã livre.

O que ver em Pádua?

Pádua é uma cidade pequena, por isso o número de atrações turísticas não é elevado. As seguintes são algumas das mais importantes: 

Basílica de Santo Antonio

A Basílica de Santo Antônio é o monumento religioso mais importante de Pádua. É dedicado a Santo Antônio de Pádua, religioso português que morreu em Pádua em 1231. Foi construída no século XIII para abrigar os restos do santo, imediatamente depois de sua canonização.

Além de visitar a basílica (que conta com um interior impressionante), é possível visitar vários claustros e um museu dedicado ao santo.

O exterior da basílica é surpreendente: a fachada é românica, as cúpulas são bizantinas, e a torre central e os campanários, góticos.

Prato della Valle

É a maior praça da Itália. Seu canal circular rodeado por dezenas de estátuas de homens ilustres, filósofos, escritores, sábios e médicos a tornam única no mundo. A imagem noturna das estátuas refletidas no canal é uma das mais bonitas de Pádua

Piazza delle Erbe e Piazza della Fruta

Duas importantes praças separadas pelo Palazzo della Ragione. Na Piazza dell Fruta acontece um belo e colorido mercado.

Capela dos Scrovegni

Esta pequena capela de tijolo é a igreja mais famosa da cidade, já que abriga em seu interior uma grande quantidade de frescos de Giotto. Está no Arena, um importante conjunto arquitetônico romano.

Como chegar a Pádua?

A melhor forma de ir de Veneza a Pádua é de trem. Da Estação de Santa Lucia saem vários trens a cada hora. Os trens tradicionais custam 4,10€ e levam entre 25 e 30 minutos para chegar. Em alguns horários há trens cujo valor supera os 15€ por trajeto.

Transporte

De trem da Estação de Santa Lucia.

Lugares próximos

Santa Croce (34.6 km)
Piazzale Roma (34.7 km)
Estação de trem de Santa Lucia (34.9 km)
Dorsoduro (34.9 km)
Ponte dei Pugni (35.1 km)