Piazza San Marco

Piazza San Marco

A Praça de São Marcos está no coração de Veneza e nela estão os edifícios mais representativos da cidade. Napoleão a definiu como “O salão mais bonito da Europa”.

A Praça São Marcos mede 180 metros de comprimento por 70 metros de largura e é a única piazza de Veneza, já que as outras são piazzales ou campos.

Sua construção teve início no século IX, adotando o tamanho e a forma atual em 1177, sendo pavimentada 100 anos depois.

A Piazza San Marco é uma das praças mais bonitas do mundo e Napoleão Bonaparte a definiu como “O Salão mais Bonito da Europa”.

A praça é o lugar mais baixo de Veneza, por isso, quando há “acqua alta”, é o primeiro lugar em inundar. Quando isso acontece, as autoridades colocam passarelas para que cidadãos e visitantes possam transitar. Dependendo da época, se você tiver sorte (ou azar, depende do ponto de vista), você poderá ver a praça cheia de água.

Pontos interessantes

Os edifícios mais importantes da praça são a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, o Museu Correr, o Campanile (o campanário da basílica) e a Torre dell’Orologio.

No balcão superior da Torre do Relógio (Torre dell’Orologio), de estilo renascentista, dois mouros de bronze tocam as horas. Durante a Epifania e a Ascensão, sai a cada hora uma procissão de Reis Magos presidida por um anjo, um espetáculo imperdível.

Vale a pena destacar também as Colunas de São Marcos e São Teodoro na entrada da praça no Grand Canal. Foram construídas em granito em 1172 no lugar onde aconteciam as execuções públicas.

Vida noturna

À noite, com a chegada do bom tempo, a praça fica cheia de vida e passear entre os famosos cafés com música ao vivo não tem preço.

Se o seu orçamento não for muito apertado, você pode tomar algo no Café Florian, um dos mais antigos da Itália, que data do ano 1720 e oferece música ao vivo há mais de 100 anos. O único ponto negativo é que a consumação mais barata ronda os 10€.

Normativa na Piazza San Marco

Na Piazza San Marco é proibido comer e beber, jogar lixo e alimentar os pombos. Se você quiser comer na rua, nas proximidades do Grand Canal você terá os jardins Giardini ex Reali

Transporte

Vaporetto: San Zaccaria ou San Marco, linhas 1, 2, 41, 42, 51, 52, N e LN.