O Acqua Alta

O que é o Acqua Alta? Porque Veneza se inunda várias vezes por ano? Descubra por que acontece este fenômeno e como os habitantes de Veneza convivem com ele. 

O Acqua Alta é um fenômeno que ocorre periodicamente em Veneza quando o Mar Adriático sobe de nível. Quanto esse fato acontece, Veneza fica inundada em maior ou menor medida.  Entende-se que Acqua Alta é quando a maré sobe 90 centímetros do seu nível normal.

História

O fenômeno do Acqua Alta existe desde tempos imemoráveis. Os primeiros documentos que mencionam esse fenômeno datam do século VI. A partir do final do século XIX, os dados começaram a ser coletados estatisticamente para que pudessem ser estudados.

Pegando os dados de anos anteriores, podemos ver que a maré sobe quase cem vezes por ano, uma cifra que vem aumentando. O fenômeno é especialmente comum no inverno e na primavera.

As maiores inundações lembradas aconteceram em 1966, quando o nível da água subiu 1,94 metro. Em dezembro de 2008, a água alcançou 1,56 metro, uma cifra bastante alarmante.

O que fazer em períodos de Acqua Alta?

Quando o nível do mar começa a aumentar, as sirenes emitem um alerta e as autoridades venezianas colocam passarelas elevadas nas principais zonas de passagem para que os pedestres possam caminhar. Nesses dias os habitantes não esquecem de sair de casa com suas botas de água.

As zonas que inundam primeiro são a Piazza San Marco e suas ruas ao redor, já que essa é a zona mais baixa de Veneza.

Procurando uma solução para o problema

Durante mais de 10 anos, o governo local trabalhou no projeto Moisés (Mose em italiano), que consistiu na instalação de um sistema de diques móveis para controlar o nível da água. No final de 2014, a construção do dique, uma obra de engenharia faraônica marcada pelas denúncias de corrupção, foi finalizada. A meados de 2016, a Unesco criticou os resultados do projeto, por considerar que a falta de coordenação entre os aspectos culturais e naturais durante a construção do sistema poderia produzir danos irreversíveis na lagoa de Veneza.

Embora muitos visitantes se animem com a possibilidade de ver o Acqua Alta, esse é um sério problema para a cidade e seus habitantes. A Unesco advertiu dos efeitos negativos desse fenômeno no patrimônio cultural da cidade. Esse é um dos motivos que pode levar a incluir Veneza na lista dos lugares Patrimônio Mundial da Unesco em Perigo, se não forem tomadas as medidas necessárias para sua conservação antes de fevereiro de 2017.