Ponte Rialto

A Ponte Rialto é a ponte mais antiga e, sem dúvida nenhuma, a mais famosa de Veneza. A cada ano milhões de viajantes a atravessam.

A Ponte Rialto é a mais antiga das quatro pontes que cruzam o Grand Canal de Veneza, além de ser a mais conhecida tanto por seu design quanto por sua história. Durante anos foi o centro econômico mais importante de Veneza.

A Ponte Rialto foi construída entre 1588 e 1591, com um design do arquiteto Antonio da Ponte para substituir a anterior ponte de madeira, que já havia caído duas vezes, além de ter sido incendiada.

A estrutura da ponte é similar à das suas antecessoras, duas rampas inclinadas unidas por um pórtico no meio.

Para visitar a Ponte Rialto, qualquer hora é boa. Atravessando em diferentes horas do dia você poderá tentar tirar uma boa foto entre os diversos turistas que estarão fazendo a mesma coisa.

Mercado Rialto

Atravessando a Ponte Rialto desde São Marcos, você chegará ao Mercado Rialto, um lugar especialmente colorido onde predominam as frutas e verduras. Se você viajar no verão poderá ver como é difícil resistir às bandejas de fruta fresca que te oferecem.

O Mercado Rialto abre todos os dias das 9 às 12 da manhã no Campo da Pescaria e nas ruas ao redor.

Como curiosidade, você deve saber que nesse lugar já existia um mercado desde 1097. O nome “Rivoalturs” significa terreno firme, livre de inundações. Em 1514, um incêndio assolou Rialto, por isso a maioria dos seus edifícios pertence ao século XVI. As ruelas do mercado possuem os nomes dos grêmios que a ocuparam anos atrás.

Transporte

Vaporetto: Rialto, linhas 1, 2 e N.

Lugares próximos

Grand Canal de Veneza (152 m)
San Polo (322 m)
Ca' d'Oro (341 m)
Oficina de Livio de Marchi (351 m)
Piazza San Marco (478 m)