Murano

Murano é a ilha mais próxima de Veneza e é mundialmente conhecida por seu cristal. É uma boa visita se você quiser ver os artesãos trabalhando com vidro. 

Murano é a maior ilha da Lagoa Veneziana depois de Veneza, com uma população de cerca de 5.000 habitantes. A Ilha de Murano é mundialmente conhecida por seu cristal.

Murano não só é a ilha do vidro, como ali também se encontra uma das igrejas mais antigas da lagoa: a Basílica de Santa Maria e San Donato.

Fábricas de cristal

Ao ser o cristal o principal negócio da ilha, o normal é que pelas ruas te ofereçam visitar uma das muitas fábricas de cristal para ver como se faz o vidro. Depois da demonstração, como você já pode imaginar, você terá que passar pela loja da fábrica.

Museu do Vidro

Se você ficar com vontade de ver mais cristal, no Museu do Vidro poderá ver mais de 4.000 objetos, entre os quais estão frascos fenícios, cálices, espelhos e caleidoscópios. O item mais importante é um lustre de aranha de 330 quilos de peso. 

Como ir a Murano

  • Transporte público: vaporetto, linhas 41, 42, DM e LN.

Não deixe de fora

Murano está realmente perto de Veneza, não é tão peculiar quanto Torcello nem tão bonita como Burano, mas, se algum dia você quiser dar um passeio pelas ilhas, não a deixe de fora.